segunda-feira, 5 de abril de 2010

O que é o Sertão

Sertão é o mato, o meio rural afastado e de difícil acesso. É denominação geral para diversas regiões brasileiras, umas bem grandes, outras bem pequenas. É um pequeno bairro de Petrópolis, chamado Sertão do Carangola, e também uma vasta região que inclui territórios dos atuais Estados de Goiás e Tocantins, compreendendo as bacias de diversos rios, como o Paraná. Ou, o Sertão dos Confins, área que vai desde o Triângulo Mineiro até as proximidades Paracatu.

É ainda termo comumente usado para definir o bioma correspondente a área da caatinga, no Nordeste Brasileiro. Neste caso, associa-se sertão à seca. Bioma é um espaço homogêneo sob o ponto de vista ambiental, é um sistema natural em que o solo, clima, relevo, fauna e demais elementos da natureza interagem formando tipos semelhantes de cobertura vegetal. O Sertão é mais que isso.

Sertão é o lugar do sertanejo, do jagunço, do cavaleiro, do peão e também do violeiro. É o palco de encenação de grupos políticos locais, formados por grandes proprietários de terras que estabelecem as regras de conduta para todos os setores sociais, inclusive a polícia, a igreja e o poder legislativo. Sertão é lugar de conflitos sociais entre populações tradicionais e estruturas de poder.

Sertão é mais da metade do Brasil. É a área que, com toda a imprecisão, compreende quase todo o estado de Minas Gerais, excluindo-se a Zona da Mata Mineira, divisa com os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia; todo o Nordeste, excluindo a zona da mata e a e a margem esquerda do rio Parnaíba; é a área que vai de Mato Grosso do Sul ao Norte de Mato Grosso e Norte do Tocantins.

O sertão é um imenso território que não se identifica propriamente pelo clima, relevo ou pela vegetação, sempre muito diversificados em todo o núcleo do Brasil central, mas por localizar-se
distante do mar. Todo o território brasileiro que, originalmente, não era constituído florestas tropicais impenetráveis pode ser chamado sertão.

Em tempos que não voltam mais, quando tudo era floresta, as estradas eram veredas e as distâncias medidas em dias, os cerrados e as caatingas eram os caminhos naturais por todo o interior sem fim do Brasil. Sertão é a paisagem arbustiva aberta o suficiente para permitir a passagem do homem e seu cavalo cobertos de couro e coragem.

O cerrado é uma savana tropical, uma formação na qual o estrato de árvores e arbustos coexiste com o da vegetação rasteira formada essencialmente por gramíneas. É uma formação vegetal especificamente brasileira, bastante distinta das savanas africanas. Se for fechada demais é chamada cerrado ou cerradão, se muito aberta, marcada pelas gramíneas, é então denominada campo limpo. O cerrado é paisagem própria do clima tropical com uma estação seca. Se o período anual seco for grande demais, então surgem as caatingas, o tal sertão nordestino.

Da Serra da Canastra em Minas ao Planalto da Borborema em Pernambuco, da serra de Maracaju em Matogrosso do sul a Chapada dos Parecis em Rondônia, da Serra formosa em Mato Grosso a Chapada do Araripe no Ceará, da tua razão a minha fantasia, o sertão é grande demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário