domingo, 4 de abril de 2010

Fale-me do sertão

Profanação do sagrado em Conceição do Ibitipoca, MG. Foto de abril de 2009


Sertão é um lugar. Paisagem antiga, que vem desde sempre. Lugar em sentido amplo, incluindo os elementos naturais e os surgidos com as interações humanas, desde antes da chegada dos conquistadores portugueses. O sertão é clima, é relevo, é rio, é sucuri, é gado, são artes e usos, é estado de espírito. Sertão é direito natural, é faca, é algibeira, fogueira, é o diabo na rua no meio do redemoinho .

Sertão é caminho que começa e não tem mais fim. Sertão é o caminhante que dá um passo após o outro prá chegar a seu destino, seja ele qual for. Como disse anteontem, sertão sou eu, que sigo para não sei onde após aquelas montanhas lá bem longe.

Mas eu sei onde estou e até onde minhas vistas e meu pensamento, limitado, alcança. E descrevê-lo é o que pretendo aqui, neste blog. Coisa estranha esta última palavra, este instrumento de comunicação, que parece não combinar com o objeto deste trabalho. Bem, não se trata de uma incompatibilidade terminal, é coisa do dito cujo mesmo.... Deus tenha piedade desta alma rendida pela modernidade.

Nas próximas postagens vou explicar o que é o sertão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário